Suplementar com Creatina é seguro?


A maioria dos estudos indicam que a suplementação com Creatina por longos períodos usando as doses recomendadas é totalmente segura. Uma pesquisa recente concluíu que a suplementação de 9 semanas até 5 anos não afetou a função renal. Um outro estudo analisou lesões musculares, função hepática (fígado) e função renal (rins) e também não encontrou efeitos negativos.
Mas existe fundamentos para preocupações também. Quando a creatina é quebrada dentro do músculo ela gera um subproduto chamado creatinina. A creatinina é geralmente inofensiva, e é liberada pelos rins. Porém quando os rins não estão funcionando corretamente, a creatinina pode causar uma sobrecarga extra gerando problemas. Os níveis de creatinina são usados para monitorar a função dos rins e a suplementação com Creatina vai aumentar esses níveis. Uma pesquisa recente realizado com animais com problemas renais mostrou que a suplementação com creatina agravou o problema. Portanto quem tem problemas renais é melhor ficar bem longe de Creatina.
Porém a maior preocupação com a Creatina é com a sua produção. A Creatina é obtida através da Sarcosina e da Cianamida e durante esse processo são gerados vários outros subprodutos como dicianodiamida, creatinina e vários íons. Por isso é melhor comprar Creatina de qualidade sempre, como é um suplemento barato, vale a pena comprar de um laboratório top e até recorrer as importadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...